A geração de viagens é o primeiro passo no processo convencional de previsão de transporte em quatro etapas a saber:

  • Escolha do destino
  • Escolha do modo
  • Escolha da rota

Estas três etapas são amplamente utilizadas para prever as demandas de viagens. Ele prevê o número de viagens originadas em ou destinadas a uma determinada zona de análise de tráfego.

Cada viagem tem duas extremidades e precisamos saber onde estão ambas. A primeira parte é determinar quantas viagens se originam em uma zona e a segunda parte é quantas viagens são destinadas a uma zona. Como o uso da terra pode ser dividido em duas grandes categorias (residencial e não residencial), temos modelos que são baseados em domicílios e não baseados em domicílios (por exemplo, uma função do número de empregos ou atividade de varejo).

Para o lado residencial, a geração de viagens é pensada como uma função dos atributos sociais e econômicos dos domicílios (unidades domiciliares e habitacionais são medidas muito semelhantes, mas às vezes as unidades habitacionais não possuem domicílios e, às vezes, contêm vários domicílios, abrigando claramente unidades mais fáceis de medir, e essas são frequentemente usadas para modelos, é importante ficar claro qual suposição você está usando).

No nível da zona de análise de tráfego, o idioma é o de usos da terra “produzindo” ou atraindo viagens, onde, por suposição, as viagens são “produzidas” pelas famílias e “atraídas” para os não-agregados familiares. A produção e as atrações diferem das origens e destinos. As viagens são produzidas pelas famílias mesmo quando regressam a casa (isto é, quando a casa é um destino). Novamente, é importante estar claro quais suposições você está usando.

Saiba mais acessando os links abaixo:

https://drive.google.com/open?id=1D70qAqZ0ZTePjmdJN3bKp80qEsCS6KlN
https://www.caliper.com/glossary/what-is-trip-generation.htm
https://planningtank.com/transportation/trip-generation

Dados de Geração de Viagens dos EUA:

https://drive.google.com/open?id=1Jy1RFRBNEgboD_mMWuwFhVVU0J7R3mCh
http://www.tripgeneration.org/