Frequentemente usada para levantamentos topográficos em áreas externas, a tecnologia também traz benefícios para as áreas internas:

  • Dados mais acessíveis. Coleta de dados para um registro virtual completo de tudo que pode ser visto. Guias, caixas, fiação, semáforos, placas, guias rebaixadas, e outros pontos são identificados e importados para o modelo, que está disponível no local e no escritório. Quando os dados de layout estão integrados à modelagem de informações para construção (BIM), os usuários ganham visibilidade de todos os aspectos de todos os projetos. Armazene informações importantes, como dispositivos usados, datas de instalação, de substituição e de reparo, garantias e muito mais.
  • Menos erros, retrabalho e riscos. Os lasers garantem uma precisão de até 1 mm dependendo da distância com erros menores que 3 centímetros, o que significa menos visitas às obras para verificar dimensões perdidas ou medições incorretas. Isso reduz gastos com combustível, veículos e mão de obra, melhora o tempo de trabalho e diminui os custos relacionados à repetição de tarefas. A tecnologia também ajuda a mitigar os riscos. As digitalizações de pontos elevados podem ser realizadas do chão; não é necessário subir em escadas ou andaimes. Menos veículos e equipes em trânsito, reduz o potencial de acidentes que afetam os prêmios de seguro, reduzem o número de funcionários disponíveis e geram multas.
  • Redução de tempo e custos trabalhistas. Os empreiteiros querem entrar na obra o mais rápido possível para traçar o os alinhamentos viários de corredores de transportes, posicionamento das bases de abrigos e demais situações no viário. O layout topográfico com digitalização em 3D permite acelerar o processo. Com o uso de um coletor manual 3dd na obra, não é necessário alocar dois profissionais da equipe; o profissional que transporta a baliza com prisma pode usar um computador. De acordo com estimativas, é possível reduzir de 50% a 70% o tempo de coleta de dados no local em comparação ao levantamento topográfico tradicional. Os dados mais precisos podem ser usados para pré-fabricação e coordenação, reduzindo significativamente o tempo necessário para as tarefas de instalação. 
  • Usos variados. O uso da tecnologia de layout topográfico com digitalização vai além da fase de planejamento. Ela também pode ser usada antes da entrega do projeto para definir as coordenadas as built. Isso é muito útil. Geralmente, os empreiteiros de mecânica, elétrica e hidráulica continuam trabalhando na construção após a ocupação. Outra vantagem dessa tecnologia aplicada a reforma e modernização viária é a capacidade de documentar condições de maneira rápida e precisa antes das fases de projeto ou construção.

Como funciona a tecnologia

Um profissional da equipe percorre o espaço desejado da área de projeto e percorre posicionando o aparelho para todos os locais que os olhos puder ver, com isto o laser será emitido em todas as direções, captura cada um dos pontos do local com enorme precisão. O levantamento através do 3dd oferecerá a melhor perspectiva da área a ser topografada.

Em seguida, a estação total localiza cada ponto de controle, usando luz e radar, para medir e mapear distâncias, inclinações e ângulos. O procedimento será repetido para cada coleta feita de 25 em 25 minutos de forma a dar conforto ao operador.

A unidade triangula os pontos e notifica o usuário se está dentro da tolerância ou não. Assim, a equipe sabe se deve refazer o processo ou prosseguir para identificar guias, caixas, fiação, semáforos, placas, guias rebaixadas, e outros pontos no espaço a ser coletado. Com o 3dd, o usuário traça o layout e coleta milhões de pontos por vez. O scanner em 3D coleta milhões de pontos e gera uma nuvem de pontos de alta definição do projeto, que pode ser usada para referência futura.

COMO ESCOLHER UMA SOLUÇÃO PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS FUNCIONAIS, BÁSICOS E EXECUTIVOS, AS BUILT E CHECAGEM DE SERVIÇOS EXECUTADOS

Os investimentos em tecnologia podem ser financeiramente altos; por isso, é essencial escolher uma solução que ofereça os melhores benefícios. Ao avaliar as opções, procure um pacote que:

  • Atenda às necessidades específicas da empresa. Converse com os profissionais de campo e do escritório para entender as funções e os recursos com clareza. Concentre a discussão nas necessidades atuais e futuras. Garanta que a solução atenda às necessidades de outras áreas da empresa, como controle de topografia. Se a empresa planeja expandir, verifique se cada solução em potencial tem capacidade para escalar de forma fácil e econômica e se adequar ao crescimento.
  • Integrar e operar esta solução. Faça uma lista do hardware e software atuais, incluindo a modelagem de informações para construção, para garantir que as tecnologias existentes atendam aos requisitos de cada solução. As soluções de digitalização e layout exigem hardware avançado, e as nuvens de pontos ocupam muito espaço de armazenamento. Portanto, verifique se há capacidade de processamento extra, desempenho de rede e recursos de nuvem conforme a necessidade.
  • Treinamento. Uma nova tecnologia requer habilidades específicas; por isso, é essencial que o fornecedor da solução garanta treinamento e suporte adequados. Analise os estudos de caso e converse com outras áreas coligadas do serviço público.

Agora é a hora de adotar essa tecnologia

Saiba mais sobre os melhores equipamentos acessando os links abaixo:

https://greenvalleyintl.com/
https://geoslam.com/solutions/zeb-horizon/