Projeto de sinalização


Podemos dividir um projeto de sinalização basicamente em 2 tipos os Básicos e os Executivos.


Projeto Básico de Sinalização


O objetivo do Projeto Básico de Sinalização é determinar os critérios e padrões para os mais variados tipos de sinalização e possibilitar a preparação de um orçamento preliminar de cada componente a ser empregado com sua respectiva quantificação.

Projeto Básico de Sinalização Vertical

Nesta parte da produção do Projeto Básico de Sinalização Vertical serão apontadas as placas a serem utilizadas, tanto as de regulamentação e advertência como as de indicação. Para as placas de indicação devem-se determinar, nesta etapa, as mensagens e alturas das letras e figuras a serem empregadas e a necessidade de suportes especiais como pórticos e semipórticos. Para estipulação de orçamento preliminar, os quantitativos devem considerar o número de placas de regulamentação e advertência, a área das placas na sinalização de indicação e o número de pórticos e semipórticos a serem empregados.

Projeto Básico de Sinalização Horizontal

Nesta etapa de elaboração do Projeto Básico de Sinalização Horizontal serão definidas as marcas longitudinais, os padrões da sinalização de largura, comprimento e espaçamento das linhas seccionadas para o trecho da rodovia e a ligação com o Projeto Viário de Acesso. As outras sinalizações, isto é, as marcas transversais, de canalização, de delimitação e controle de estacionamento ou parada e as inscrições no pavimento devem ser representadas em planta, sem a solicitude de amarrações precisas.

Projeto Executivo de Sinalização

O proposito do Projeto Executivo é indicar toda a sinalização calculada a ser implantada na rodovia e na ligação com o Projeto Viário de Acesso, de forma que seja possível sua sucedida implantação na etapa de realização das obras. Os quantitativos para cada tipo de sinalização devem fornecer a base para a formação do orçamento final.

Projeto Executivo de Sinalização Vertical

Na elaboração do Projeto Executivo de Sinalização Vertical, para cada placa empregada, devem ser apontados, com exatidão, o seu tipo, localização, dimensões e suporte, abrangendo os seguintes tipos de sinalização:

O projeto deve conter o tipo de suporte de cada placa, isto é, se suspensa em pórticos, semipórticos ou postes, com braços projetados ou não, e placas em coluna. Esses tipos de sustentações devem ser adequadamente dimensionados e detalhados como parte do projeto. Devem-se levar em contas as particularidades como tipo de fixação da placa no suporte, fundação do pórtico e semipórtico ou, caso seja necessário, fixação em muretas centrais ou laterais ou outros dispositivos. Para todas as placas devem ser indicadas as alturas das letras e cor do fundo.

Com a finalidade de orçamento, o projeto deve conter os quantitativos de placas correspondentes às áreas de placas e suportes. O projeto deve apontar, além das placas a serem inseridas, as existentes que devem ser removidas e transferidas. Os quantitativos de placas também devem ser apresentados nessas categorias, quais sejam placas a inserir, a ser removidas e transferidas.

Projeto Executivo de Sinalização Horizontal

O Projeto Executivo de Sinalização Horizontal é constituído por marcas longitudinais, transversais, de canalização, de delimitação e controle de estacionamento ou parada e por inscrições no pavimento ou legendas.

O projeto deve apontar toda a sinalização horizontal prevista com os detalhes e amarrações essenciais à sua implantação. Deve apontar, ainda, os materiais a serem utilizados e os quadros com os quantitativos por tipo de material e cor de pintura utilizada. A repintura de sinalização horizontal prevista deve ser apontada no projeto. Neste caso, os quantitativos devem apontar também a sinalização a ser removida.

O custo do projeto deve indicar os quantitativos de pintura por tipo e cor a ser inserida.

Projeto Executivo de Dispositivos Auxiliares

O projeto dos dispositivos auxiliares é composto por:

O projeto deve apontar todas as aparelhagens auxiliares previstas com os detalhes e amarrações necessárias à sua implantação. Deve apontar, ainda, os materiais a serem utilizados e os quadros com os quantitativos por tipo de dispositivo utilizado e se obrigado ser indicado o reaproveitamento de dispositivos existentes ou a sua remoção, conforme o caso.

A Brazhuman atual no segmento de sinalização a mais de 10 anos possuindo grande expertise nos mais variados tipos de projetos tanto de grande porte como pequeno porte.

Possui alguma dúvida ou deseja nos contratar, entre em contato!


CLIQUE PARA VOLTAR



Contato