Plano de mobilidade para Cidades Brasileiras





1- CONCEITO

Trata-se de um sistema para cruzamento de vias em desnível (Passagem Inferior com Gabarito Vertical Reduzido), que visa a eliminação de conflitos no sistema viário. O sistema é baseado na priorização do fluxo de veículos leves (majoritário) no eixo do sistema, elevando o seu desempenho no que se refere à fluidez e segurança. Isso ocorre devido ao fato de que, ao mesmo tempo em que elimina conflitos e impedâncias nos cruzamentos, reduz o tempo de espera nos semáforos. Com isso, são beneficiados todos os usuários do sistema viário, inclusive os usuários do sistema viário da superfície, ou seja, veículos leves e comerciais – notadamente ônibus – e pedestres.

Há que se observar que esse tipo de intervenção é largamente utilizado na América do Norte e em países europeus.




2- ELEMENTOS DO SISTEMA

O sistema é formado pelos seguintes elementos básicos:

2.1 Eixo principal

É definido pelo eixo do corredor de tráfego de importância estrutural onde é imperativo priorizar a fluidez.

O eixo principal tem duas faixas por sentido rebaixadas a cada travessia de cruzamento existente e as condições topográficas locais são favoráveis a esta solução de baixo custo.

Tais faixas são denominadas “faixas de mobilidade”.

2.2 Eixos secundários

São definidos pelas vias transversais que cruzam o eixo principal.

2.3 Eixo viário local

É o eixo viário remanescente destinado ao acesso às edificações limítrofes ao eixo principal.

Tais faixas são denominadas “faixas de acessibilidade e circulação” e neste sistema viário também circularão os veículos destinados ao transporte coletivo – ônibus urbanos, interestaduais e de turismo.

A segurança dos pedestres fica assegurada pelas travessias semaforizadas junto aos cruzamentos, sempre dotadas de facilidades: iluminação, guias rebaixadas para deficientes físicos, piso referencial táctil, enntre outras.

3- VANTAGENS DO SISTEMA

As principais vantagens evidentes do sistema são as seguintes:

Baixa relação custo x benefício da intervenção

Facilidade de execução; o tipo de obra de arte previsto é de porte reduzido e de execução simples, aplicando- se a técnica de pré-moldados de concreto ou adotando-se perfis de aço.

Execução rápida; a adoção de perfis pré-moldados de concreto ou aço, torna a execução rápida, diminuindo consideravelmente eventuais transtornos causados pelos estreitamentos de pista e desvios de tráfego decorrentes.

4- BENEFÍCIOS DO SISTEMA

São esperados, entre outros:

Redução do total de acidentes graves, uma vez que não haverá mais cruzamento entre as principais correntes de tráfego;

Redução de atropelamentos;

Aumento da fluidez do tráfego pela eliminação dos cruzamentos com os eixos secundários;

Melhoria da qualidade de vida da população, que poderá deslocar-se mais rapidamente, diminuindo o stress, reduzindo a poluição ambiental e economizando combustível, entre outros benefícios.


Gabarito reduzido - Gare Safenus





CLIQUE PARA VOLTAR



Contate-nos!